MICSUL 2014 Mar del Plata – ARGENTINA
11/03/2015
LANÇAMENTO SETORIAL ECONOMIA CRIATIVA
29/04/2015
Mostrar todos

FESTIVAL SANTIAGO A MIL – CHILE

LOGO-SANTIAGO-A-MIL

Pela Primeira vez tive a oportunidade de participar do PLATEA 15 (semana de programadores de festivais do mundo), um evento do Festival de Santiago a Mil onde foram selecionados 20  empreendedores culturais para compor a delegação Brasileira de artistas e produtores,  através  de EDITAL lançado pelo ministério da cultura no segundo semestre de 2014.

  O Festival de Santiago a Mil é um festival de Teatro, Dança, Música e Circo, com 10 anos de história e acontece no mês de Janeiro em Santiago – Chile, é um festival de grandes proporções e tem o apoio do conselho nacional de cultura, empresas privadas, organismos internacionais e uma rede de colaboradores e associados.

 Durante uma semana artistas e produtores tiveram a oportunidade de se relacionar com curadores de festivais do mundo em programação específica para esse fim como: almoço de boas vindas, cafés-da-manhã, espaço de encontro, compartilhando interesses, e é claro nos momentos informais durante o evento, essa é a primeira iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com o Festival.

 As obras em sua maioria são da América Latina, com destaque para as Chilenas, e infelizmente o festival não é aberto para inscrições de obras de outros países, os grupos selecionados são convidados pelos curadores a completarem a programação. Este ano pela primeira vez uma obra Brasileira compôs a programação do Festival com  Teatro da vertigem,  diretor Antônio Araújo, com o espetáculo: Bom Retiro 958 metros, do qual o nome foi adaptado para “Patronato 999 metros”.

 O Evento contou com: 170 programadores de festivais do mundo, 15 colaboradores e 70 artistas e a programação com 23 espetáculos de teatro, 8 projetos em processo de trabalho, 5 espetáculos de dança, 10 projetos em processo na área da dança, 19 espetáculos de música, 5 espetáculos Familiares 4 espetáculos de rua.

 O festival é um evento muito importante para a cidade, com uma equipe de produção enorme e tradução simultânea do evento para o Inglês e Português, a programação ocupou diversos espaços culturais, e a cidade toda tinha consciência de que o festival estava ocorrendo, essa iniciativa do Ministério da Cultura é muito importante para estreitarmos os laços culturais com a América Latina, o Brasil é um país que deveria ser um exemplo para os outros, mas, ainda esta a margem de tudo o que acontece culturalmente nos países vizinhos, infelizmente!

Para maiores informações sobre o festival:  http://www.fundacionteatroamil.cl/santiago-a-mil

Os comentários estão encerrados.

Facebook Iconfacebook like buttonMeu blogMeu blogMeu blogMeu blog
Scroll Up