EDITAL PROAC 2015 PRINCIPAIS MUDANÇAS – CADÊ A FISCALIZAÇÃO?
03/06/2015
CAMPANHA CROWDFUNDING – MARIANA SANCAR
18/03/2016
Mostrar todos

A ESCOLHA CERTA CABE AO ARTISTA!

favicon120   Essa semana estive com um grupo de artistas cantores em um encontro de audição, no final todos saíram juntos para bater um papo e se conhecerem. Muita conversa rolou,   mas, o que mais me intrigou foi que a classe já esta começando a sentir-se insatisfeita, com as condições de trabalho que estão sendo oferecidas por ai. Todos os artistas super profissionais, responsáveis e talentosos, e que poderiam ir além de tudo o que fazem, mas, se encontram nas mãos de produtores que pouco se importam com o fazer artístico, pensam somente no dinheiro que deve ser gerado através do patrocínio, para isso fazem qualquer coisa, até ensaio em duas semanas antes da estreia eu ouvi deles… , e os artistas fazem, pois, ficam amarrados com esses tais “produtores”, além do mais gastaram um dinheirão pra poder fazer aulas de dança, canto e interpretação, um monte de talento sendo desperdiçado… os coitadinhos tem que estar dentro do padrão, devem dançar, cantar e interpretar, e ter habilidades extras. Sabe o que será o resultado disso: Um Monte de artistas mecânicos, sem identidade artística! Sem identidade vocal, sem identidade gestual, sem identidade interpretativa, então pra que? Ser artista não é isso, ser artista vai muito além do que esses jovens estão se dispondo a fazer a qualquer preço, o artista tem que sentir emoção, tem que fazer um coração de pedra esmorecer, um sorriso pálido brilhar, levar a esperança e o amor no coração das pessoas, as fazerem refletir sobre diversos aspectos da humanidade, mas, para isso eles precisam dispor de muito tempo de dedicação, somente com a qualidade artística e experiência é que um artista consegue se preencher de sentimentos para poder então dividir isso com o público.

  Quanto a alguns produtores, é hora de melhorar a relação com os seus artistas, pagamento justo, condições humanas de trabalho, tempo para ensaios, e nada de inventar espetáculos para daqui duas semanas aproveitem as qualidades dos seus artistas o máximo que podem eles estudaram e se dedicam para isso!
Vou compartilhar dois trechos do livro A Preparação do ator de Constatin Stanislavski que eu gosto muito para que vocês compreendam um pouco da essência do que é ser artista. O Primeiro é referente ao capitulo: Memória das emoções – “… um artista não constrói seu papel com a primeira coisa que lhe está a mão. Seleciona com o máximo de cuidado dentre suas lembranças e elege das experiências vivas as mais sedutoras. Para tecer a alma da pessoa que vai retratar, utiliza emoções que lhe são mais caras do que suas sensações cotidianas…” O Artista toma o melhor que existi nele e leva-o para o palco…”, um outro capitulo do mesmo livro que eu gosto muito é o estado interior da criação “ A maioria dos atores, antes de cada representação, se vestem e maquilam para que sua aparência exterior se assemelhe à do personagem que vão representar. Esquecem-se, entretanto, da parte mais importante, que é a preparação interior. Porque dedicam uma atenção assim especial a sua aparência externa? Porque não põem maquilagem e indumentária na alma?”.

  Parece-me que tudo isso não combina com a maioria dos espetáculos que estão sendo produzidos ultimamente é hora dos artistas se colocarem em uma posição de “autores das suas realizações”, e não deixarem a sua essência perder forças frente as condições que estão sendo oferecidas.

Os comentários estão encerrados.

Facebook Iconfacebook like buttonMeu blogMeu blogMeu blogMeu blog
Scroll Up