PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS
30/05/2017
EDITAL DE APOIO A CRIAÇÃO ARTÍSTICA
30/05/2017
Mostrar todos

6 DICAS PARA ENTREGA DO SEU PROAC

PROAC – EDITAIS encerra suas inscrições nos próximos dias 18 e 19 de maio, daqui a duas semanas, mas, ainda da tempo de você revisar e tirar todas as dúvidas referentes ao seu projeto. Por isso decidi te dar uma forcinha nessa reta final, compartilhando algumas dicas fundamentais, e “emanar” boas energias! Vamos lá:

1 – PREENCHA TODOS OS CAMPOS – Verifique se todos os campos do seu projeto estão corretamente preenchidos, às vezes, você pode achar as perguntas parecidas, mas, não são, leia diversas vezes para conseguir identificar o que o projeto pede!

2 – COMPARTILHE O SEU PROJETO – Compartilhe o seu projeto com outras pessoas, para que elas possam também  ler, se for possível, converse com algum amigo que tenha participado e ganhado em edições anteriores, mostre a ele o seu projeto, ou peça para ver o projeto dele, pode ser de grande ajuda, não para seguir a mesma linha de pensamento, mas, para ter um norte em como organizar o seu. Acabamos ficando “viciados”, em ler diversas vezes o que nós mesmos escrevemos, compartilhando com outra pessoa, temos o “feedback” que pode ser fundamental para nós!

3 – ORÇAMENTO – Coloque os valores em sua planilha de forma detalhada… não seja genérico com os itens, Por exemplo: Figurinos: (coloque: tecido x, botão y, costureira z, figurinista se houver… e assim por diante), eu já vi diversos projetos sendo voltados pelo PROAC – icms por conta disso!   Não esqueça que você tem que preencher cada item do seu orçamento de forma muito clara, pois,  na hora de realizar a prestação de contas, você terá que justificar cada valor da sua planilha com notas, por isso, faça o orçamento direitinho com todos os profissionais envolvidos no seu projeto e coloque o valor exato!

4 – MAS É POUCA A VERBA… – Sabemos que o PROAC EDITAIS, é apenas uma ajuda, um incentivo para que nós coloquemos nossas obras em circulação, a verba não é suficiente para arcar com os custos justos de cada profissional envolvido. Por isso conte também com parcerias, e pessoas que você podem oferecer serviços com um valor abaixo do mercado, mas, que podem virar seus parceiros por uma longa caminhada…  Ah e detalhe! Não se esqueça que 30% da verba pleiteada é paga após a conclusão toda do seu projeto, por isso na hora de realizar o cronograma de pagamento esteja ciente que vai faltar verba para pagar alguém… combine isso direitinho com  os fornecedores!

5 – APENAS O NECESSÁRIO NEM MAIS NEM MENOS  – Pessoal não fique com a famosa fama do artista enchedor de linguiça… escreva o necessário, responda o necessário, e esteja atento a todos os itens que o Edital pede, nem mais nem menos do que ele pede.

6 – Por fim PRAZO DE ENTREGA – Entregue o seu projeto com pelo menos seis dias de antecedência, desta forma, estará evitando contratempos do sistema, que nos últimos dias pode ocasionar alguma falha.

PARA REFLETIR:

Quero que você reflita sobre a IMPORTÂNCIA DO SEU PROJETO para a sua MATURAÇÃO ARTÍSTICA, e para a SOCIEDADE/PUBLICO que vai receber a sua obra. E Não fique preocupado se o seu projeto não for aprovado desta vez, lembre-se que a banca tem milhares de projetos para analisar, e que somos muitos… milhares… de projetos inscritos, e a maioria dos projetos não passam, não por conta da falta qualidade artística, mas, porque não há verba o suficiente para contemplar todos os inscritos. E HÁ DIVERSAS OUTRAS FORMAS DE ANGARIAR RECURSOS PARA O SEU PROJETO ARTÍSTICO. Caso contrario se o seu projeto FOR APROVADO!!! Dê mais valor ainda para a sua obra e não pense no edital como um FIM  mais um MEIO onde você teve o apoio para produzir, e/ou circular o seu trabalho artístico, e você não faz mais que a sua “obrigação” (no bom sentido), de continuar levantando meios de coloca-lo em circulação também de outras formas que não somente a dependência de editais e Leis de Incentivo a Cultura.

Seu compromisso é realizar!!!

Abraços,

Naiara Mota

Confira aqui o link com maiores informações completas sobre o Edital: PROAC EDITAIS:

Os comentários estão encerrados.

Facebook Iconfacebook like buttonMeu blogMeu blogMeu blogMeu blog
Scroll Up